Maximizando o potencial do podcast: diferentes maneiras de aplicá-lo na comunicação das empresas
Neste artigo, exploraremos as diferentes maneiras para aplicar o podcast na comunicação para marca, indo além das estratégias tradicionais já definidas para o marketing.
Vantagens do podcast para a estratégia de marketing
Pesquisa realizada pelo site Statista revela que o consumo do podcast cresceu consideravelmente e que, em 2022, 40% dos internautas brasileiros disseram ouvir esse tipo de produto.
Gráfico mostra a porcentagem de ouvintes de podcast no mundo – Fonte: statista.com
Como o podcast tem se tornado cada vez mais popular, já falamos por aqui sobre as vantagens de utilizá-lo como estratégia na campanha de marketing das empresas.
Além de uma ferramenta poderosa para fortalecer o branding de uma marca, permite que a empresa se comunique com seu público de forma mais autêntica e envolvente, criando uma conexão, posicionando a empresa como uma autoridade e aumentando a sua visibilidade.
O Podcast e o fortalecimento de comunidades em torno da marca
O podcast está abrindo novas frentes de negócios para as marcas, pela rapidez das informações e facilidade de contatar o público em diferentes momentos. Quando uma empresa define seu nicho e consegue criar um produto que atenda um público específico, o podcast pode ser um aliado na construção de comunidade.
A construção dessa comunidade cria um sentimento de pertencimento dos seus membros, ajudando marcas a se aproximarem de seus clientes. Pessoas são totalmente favoráveis a criar conexões, e vale aqui um adendo: isso não tem nada a ver com assistir anúncios ou com a compra de produtos sem propósito.
Aqui na Wepod, temos um projeto que ilustra bem este benefício do podcast em fortalecer uma comunidade em torno de uma marca, o Sonhar & Morar, canal proprietário da MRV. Por meio dele, conectamos uma rede de vizinhos, espalhados por todo o Brasil e que têm interesses em comum.
O podcast apresenta histórias reais, de pessoas comuns, onde a única ligação entre elas é morar em um apê MRV. O formato contribui com o ecossistema de negócios da marca e estabelece uma conexão direta com o cliente, já que ele colabora na construção do roteiro do episódio.
O Podcast como meio de comunicação interna
Outro exemplo que mostra o podcast como aliado na construção de comunidade é o Virando a Chave, um podcast destinado à comunidade de corretores de imóveis de todo o Brasil.
Por “falar perto do ouvido” e ser conhecido como um texto para ouvir, o podcast pode ser utilizado como ferramenta para construir uma comunidade de corretores através de boas práticas e histórias, ao mesmo tempo em que apresenta a empresa como marca empregadora, divulgando a sua cultura e valores.
Essa é a linha adotada pelo Virando a Chave. A ideia é impulsionar os corretores, que são peças importantes no mercado imobiliário. Para isso, os episódios trazem temas que contribuem com o desenvolvimento e crescimento profissional, com dicas de marketing digital, venda e tudo que envolve o seu dia a dia.
Outro podcast que distribui um conteúdo relevante e que fortalece uma comunidade em torno da marca, é o Papo Sobremesa, canal proprietário do iFood. Pensado para atrair talentos e reforçar a imagem de marca empreendedora, ele é destinado à comunidade de T.I formada por desenvolvedores que já trabalham na empresa e por profissionais externos à mesma. Host e convidados batem um papo sobre carreira, oportunidades e trocam experiências profissionais.
Conclusão
Como vimos neste artigo, o podcast é uma ferramenta versátil, que pode ser incorporada na estratégia de marketing das empresas e utilizada para uma variedade de propósitos. Podem ser adotadas soluções criativas e inovadoras ao pensar em novas maneiras para utilizá-lo e atingir objetivos específicos.
A Wepod, desta forma, vem construindo histórias junto com grandes marcas do Brasil, conectando este poderoso formato de conteúdo às suas respectivas estratégias de marketing/comunicação e mostrando que o podcast é o meio para cumprir uma meta, não o fim.