Plataforma completa 10 anos no Brasil e país se consolida como segundo do mundo em consumo e criação de podcasts

Os números são impressionantes! O Brasil é hoje o segundo país em consumo e criação de podcasts do mundo no Spotify. Somente de janeiro a setembro de 2023, o país registrou um aumento de 36% na produção de podcasts. O consumo dos conteúdos de podcasts também continua em crescimento, com um aumento de 28% registrado no mesmo período. E não estamos falando apenas de áudio. Com a possibilidade de ter também podcasts com vídeo, o país tem hoje mais de 100 mil podcasts disponíveis na plataforma em vídeo e um total de 5 milhões de títulos de podcasts. Quem lidera o ranking são os EUA, seguidos do Brasil, México, Reino Unido e Alemanha.

E quem quer começar agora também tem muitos bons motivos para comemorar. O Spotify tem ferramentas que servem para publicação não só no próprio streaming, mas também em outros tocadores de podcast, além de analytics e até monetização, com o recente sistema de adsense, que já está em fase de testes no Brasil.

“Acho que a gente teve vários anos que foram um boom e “o ano do podcast”, né? E algumas coisas foram mudando. Mas o que eu acho que é mais importante é que o podcast agora é mainstream”, diz Camila Justo, Head de Podcasts do Spotify no Brasil. Ou seja, todo mundo hoje já sabe o que é podcast e já tem o formato adicionado na sua rotina, seja na hora de pegar a condução para o trabalho ou escola ou na hora de lavar louça, fazer faxina ou passear o cachorro.

Para Camila, a adoção dos podcasts com vídeos no Brasil não é uma surpresa. “O vídeo é algo que faz parte da nossa vida desde que a gente nasce, né? A gente cresce em frente à televisão. E o brasileiro tem essa necessidade de compartilhar conteúdo, que vem um pouco das redes sociais. E daí vem a vontade de ter uma relação íntima com esses criadores, de trazer a audiência para dentro da vida. O podcast segue essa mesma linha”, complementa.

E isso reflete também nas campanhas publicitárias. Camila diz que o apelo da mensagem dita em um podcast é mais forte do que uma mensagem em outra plataforma, justamente por essa conexão que se cria. “A relação do podcaster com a audiência é algo muito diferente da relação de um criador de conteúdo de outras plataformas. Ela é mais íntima, e esta fidelidade é também algo que atrai os anunciantes”, reflete.

Para Barbara Zamberlan, líder de parcerias com criadores, há muito espaço para quem quer se aventurar nessa jornada de Podcast. E ela tem três dicas bastante simples e importantes:

– A primeira é que não precisa começar investindo rios de dinheiro, em um estúdio profissional alugado. Hoje em dia, um celular basta. “O Spotify para podcasters tem ferramentas tanto de incrementação, para que o áudio fique melhor qualidade, como também ferramenta para editar o vídeo. E ainda ajuda na criação da capa do podcast, tem detalhes de como o criador pode gravar com amigos, agendar… então, tem várias ferramentas que ajudam esse criador a se profissionalizar, para que ele chegue nesse estágio de maturidade e aí sim, se for o caso, ir para um estúdio, aumentar ainda mais a sua qualidade.”

– A segunda é ser consistente, ter permanência. Não adianta achar que em um mês você vai estar no topo do mundo. Barbara salienta que há uma diferença muito grande entre os conteúdos rápidos que viralizam nas outras redes e o trabalho de um podcaster. “Dentro do podcast eles vão perceber uma audiência muito leal, que consome o conteúdo por inteiro. A gente tem taxas de retenção muito diferente de outros plataformas. Então, é preciso ter um planejamento de longo prazo, ter conteúdos de gaveta para não perder o dia da publicação que você combinou com a sua audiência. E ter dentro do seu episódio uma receita de bolo mesmo, sobre como começa, se desenvolve e termina.”

– E a terceira é que um podcaster tem que ouvir muito podcast. “Muitos criadores caem num entendimento de que podcast é só chatcast. E a gente tem o visto cada vez mais criadores experimentando e tendo resultados super bacanas. Tem que experimentar e entender qual é a sua paixão, do que que você gosta de falar.”

E já há algumas novas tendências chegando. “Tem meninas gravando dentro dos seus quartos conteúdos diários”, ressalta Camila. E há uma novidade: a diversificação dos formatos. Tem desde notícia mais curta até podcasts com mensagens motivacionais com um pouco de espiritualidade. E sem canibalização. “Quando essas novos formatos de podcast aparecem, os podcasts anteriores não perdem relevância”, garante.

E para dar visibilidade a quem está chegando agora, o Spotify tem canais como o Radar Podcasters Brasil, que destaca quem vem chamando atenção. “Esse trabalho de curadoria e personalização, que vem muito do time de música também, ele também acontece no podcast”, completa Camila.

Fonte: https://www.omelete.com.br/musica/spotify-brasil-podcast#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20hoje%20o,28%25%20registrado%20no%20mesmo%20per%C3%ADodo.

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