Se você tem o objetivo de aumentar a visibilidade e a reputação da sua empresa, criar um canal de comunicação através do podcast é uma ótima estratégia.
O Brasil é maior consumidor de podcasts do mundo
De acordo com levantamento realizado pela Global Web Index Q2, o Brasil é maior consumidor de podcasts do mundo. São 40,4% de brasileiros usuários de internet, entre 16 e 64 anos, que consomem podcast semanalmente.
Diante deste cenário, influenciadores, grandes marcas e empresas passaram a investir no mercado a fim de ter um novo canal de comunicação com o público-alvo, gerar negócios e, consequentemente, fortalecer a reputação e aumentar a presença no meio digital.
Além de ter grande poder de influência e impacto sobre a audiência, é ágil, prático e acessível, por alcançar diversos perfis de público e uni-los em um só lugar. É inegável a transformação que essa mídia está causando no mercado, não apenas no fonográfico, mas em diversos setores da economia. Porém, engana-se quem pensa que para produzir um podcast basta apenas “apertar o botão rec” e distribuir o conteúdo nas plataformas de áudio. Esse processo vai muito além e, para que seja efetivo e funcione, exige planejamento, uso de inteligência de mercado e dados, estratégias de comunicação e distribuição, além de conteúdo de qualidade e de responsabilidade, uma vez que a mensagem transmitida pode influenciar e impactar a formação de opinião do ouvinte.
Comunicação x Fidelização
Hoje o uso de podcasts em canais de comunicação e em estratégias de marketing, ajudam as marcas a ficarem mais próximas e criarem conexões com seu público, além de entender o que este consumidor deseja. Eles também são importantes ferramentas de comunicação e marketing de conteúdo, visto que as empresas controlam a narrativa e se fazem mais presentes na rotina de cada um de seus clientes. Ou seja, trata-se de mais um canal de fidelização capaz de fortalecer os serviços, cultura, valores e objetivos da corporação.
Por conta das vantagens ilustradas acima, cada vez mais as companhias começam novos projetos nesse tipo de mídia, a fim de reforçar sua reputação digital.
Os dados nos mostram que o ‘boom’ do formato não é agudo, mas uma tendência de aumento de consumidores e produtores mundo afora.
Muitas novidades estão por vir e o segmento, que já está bastante aquecido, tende a se consolidar ainda mais nos próximos anos. Não apenas no Brasil, mas em todo mundo.
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