Completamos 100 episódios do podcast Vozes do Agro do Senar FAEMG. Motivo de orgulho, muito trabalho em equipe, e com certeza, muito conteúdo do agronegócio em podcast. Uma equipe incrível com um propósito focado na aprendizagem.
Mas o que podemos aprender com o podcast Vozes do Agro?
1. Há muito conteúdo no agro
Desde 2020 o agro vem aumentando sua reputação digital, e de acordo com o relatório de tendências da Reptrak com aumento de 14% ao ano, seja em função da transformação digital do campo, mas também no aumento de comunicação das boas práticas. O que valida este número é a quantidade de informação, congressos, lives durante a pandemia e uma vontade imensurável de querer saber mais sobre o que acontece neste ecossistema.
E ao começar nossa pesquisa de conteúdo chegamos a uma conclusão importante: A comunidade do agro gera muito conteúdo.
2. Há muitas vozes no agro
Professores, tutores, mentores são na sua essência especialistas. E produtores rurais são um poço de muitas histórias, práticas e vivências ricas não só para aprendizagem, mas para o desenho do futuro. Ou seja, ao cruzar informações para a população do campo vimos que muitos são os personagens a nos ensinar. São mais de 200 convidados ao longo dos episódios!
3. O áudio impulsiona a reputação digital
Lembra do crescimento dos 14% ao ano? Pois é pra isso é necessário não só a mensagem, mas o meio pelo qual essa informação se espalha pelo mundo.
E então, qual o formato ideal para fazer o link entre uma comunidade ávida por informação e tantos personagens prontos a ensinar: através do podcast.
O áudio, na sua essência, é a melhor ferramenta de disseminação da informação, desde os primórdios através das histórias. É assim que durante muitos anos aprendemos. O podcast tornou-se tangível por sua conexão, sua possibilidade de ser ouvido em vários momentos e locais, fazendo diversas atividades, no caminhão, naquela fazenda ao longe com um sinal de internet e um pacote de dados mesmo que pequeno. Este formato não requer uma banda de internet tão poderosa e nem um equipamento de divulgação tão poderoso. Seja por um áudio no whatsapp e mesmo através das principais plataformas de áudio, aquele conteúdo chegaria de forma assertiva.
4. Ranking é a tangibilizar o alcance
E assim, seguindo a curva de aprendizagem, após ter um podcast e planejar, colhemos literalmente audiência. Tão importante quanto elencar os personagens e quais informações falarem, trazer resultado, alcance e tangibilizar essa conexão era objetivo crucial. E dessa forma, o podcast Vozes do Agro alcançou após a sua maturidade de conteúdo e convidados o Top Ranking da categoria Business News (Inovação) e Educação da Apple Podcast.
Mas ranking é importante: Lógico!
Isso é sinal de que fazemos sentido, e de que as notícias do agro são ouvidas, inclusive estando ao lado de grandes players consagrados como CNN, The Economist e demais veículos de comunicação.
5. Criação de comunidade
E assim, nossa comunidade que já representava um importante recorte na sociedade fica ainda maior. Por que além dos personagens que fazem parte da produção do conteúdo, temos agora os ouvintes fiéis e únicos, mais de 2.000 pessoas, que de forma recorrente fazem parte do nosso ecossistema, e como diz a pesquisa recente da Abpod, são os principais divulgadores deste conteúdo.
6. Assuntos importantes geram engajamento imediato
Mas são só histórias de produtores rurais? O que as pessoas mais querem saber?
E essa é a parte importante do nosso trabalho junto ao Vozes do Agro. Trazer inteligência para todas as fases do processo de conteúdo é nossa maior empolgação e entrega de valor.
Saber que o público fica atento a assuntos como as mudanças trazidas pela NR31, mostra que o público está conectado nas regulamentações, e querem estar atualizados. Ou mesmo o quanto alguns episódios que sinalizam novidades da área ou o entendimento do novo profissional do agro geram engajamento.
… E o futuro?
Temos ainda muito o que falar sobre cada área do agro, seja agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura ou exploração florestal. Da tecnologia à inovação. Das histórias às novas informações que o produtor ou as empresas do agronegócio precisam se espelhar!
Quer saber mais sobre este conteúdo!
Quer saber como levar o público a este conteúdo com inteligência?